A obra 'Saltério', de Ana Bonifácio, foi elaborada com terços oferecidos por peregrinos ao Santuário de Fátima, e pode ser conhecida da exposição "Rosarium" | Foto: Santuário de Fátima

Ana Bonifácio, arquiteta e artista plástica, orienta a terceira visita temática à exposição “Rosarium”, patente no Santuário de Fátima, esta quarta-feira, 5 de julho, a partir das 21h15. A intervenção da profissional vai decorrer com o tema “Psalterium: sobre a criação, sobre a execução e sobre a exposição”.

Presente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, a exposição “Rosarium: alegria e luz, dor e glória” conta com uma obra de arte constituída por 150 terços oferecidos por peregrinos anónimos a Nossa Senhora de Fátima, da autoria de Ana Bonifácio. Os serviços de comunicação do santuário destacam que “os rosários, de cor branca, são dispostos numa teia de fios que suspendem os terços até junto de uma plataforma que contém terra de Fátima, para ‘significar as orações que sobem da terra ao céu’”.

Este momento formativo conta com entrada livre e deverá terminar pelas 22h30. A exposição “Rosarium: alegria e luz, dor e glória” pode ser visitada diariamente, no Convivium de Santo Agostinho, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é livre. A mostra “percorre os quatro mistérios que se meditam no rosário, através de uma narrativa que convida à contemplação desta oração mariana, que é uma das dimensões mais estruturantes da mensagem de Fátima”, conforme indicam os serviços de comunicação do santuário.