O topo da montanha do Pico, nos Açores, é o local escolhido para a missa de envio de alguns dos jovens açorianos que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A subida dos jovens vai acontecer de forma faseada, em dois grupos.
O primeiro parte às 18h00 desta segunda-feira, 24 de julho, e pernoitará na montanha. O segundo partirá às duas da manhã do dia 25, dia em que acontece a celebração, sob a presidência de Armando Esteves Domingues, bispo de Angra. Os jovens inscritos na JMJ que não puderem participar na subida à montanha deverão participar numa missa noturna, no dia 24, que vai decorrer em todas as ilhas.
“Esta subida à montanha será o momento mais simbólico, não só em termos diocesanos mas também em termos nacionais, durante a pré-jornada da JMJ”, disse Norberto Brum, sacerdote e membro do Comité Organizador Diocesano (COD), em declarações ao portal Igreja Açores. A subida à montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal, foi preparada com as autoridades ambientais, incluindo o Parque Natural da ilha do Pico e a Secretaria Regional do Ambiente.