A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai acontecer em Lisboa 1 a 6 de agosto, mas antes do evento arrancar terá lugar a iniciativa Dias Nas Dioceses (DND), de 26 a 31 de julho. Ao longo deste período, as 17 dioceses de Portugal continental e ilhas vão receber “mais de 67 mil e 600 peregrinos, de 126 países, dos cinco continentes”, referem os serviços de comunicação da JMJ.
Os jovens inscritos na JMJ vão estar “divididos em mais de 950 grupos”, e deverão “ficar alojados em casas de famílias de acolhimento, nas paróquias, em instalações públicas, escolas, municípios e freguesias, e associações/coletividades”.
Entre as dioceses que vão acolher jovens, destaque para a do Porto, que “vai receber mais de 16500 peregrinos”. A diocese de Coimbra acolherá “mais de 14 mil”, e em Leiria-Fátima “vão ficar 7500 participantes”. Por sua vez, “os Comités Organizadores Diocesanos (COD) de Braga e de Aveiro acolhem, respetivamente, 7000 e 5000 pessoas”.
A iniciativa vai contar com peregrinos de países como Espanha, França, Itália, Polónia, Alemanha, Estónia, Bélgica, Lituânia, Luxemburgo, Grécia, Reino Unido, Escócia, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Brasil, Timor-Leste, China, Arábia Saudita, Jamaica, Mauritânia e Polinésia francesa, entre outros.
Filipe Diniz, sacerdote e coordenador nacional dos Dias nas Dioceses, destaca que “é uma grande riqueza a diversidade de países e de grupos oriundos dos cinco continentes nas dioceses portuguesas para viver estes Dias nas Dioceses”. “Os números que vamos receber nas dioceses demonstram o bom acolhimento, o trabalho e a dedicação das mesmas”, refere o responsável.