Está lançada a primeira pedra no Jardim Pôr do Sol, em Neves, no distrito de Lembá, em São Tomé e Príncipe. Vão ser construídas três novas salas, e vai ainda proceder-se à “requalificação da cozinha, refeitório e casas de banho”, informa a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida no projeto.
Segundo o organismo português, o Jardim Pôr do Sol “sempre manifestou a vontade de ter mais salas, pois funciona nos dois períodos de aulas (manhã e tarde)” e, após as obras, “será possível ter mais 180 alunos e reduzir o rácio aluno/educador”. As intervenções são promovidas pela Helpo, em parceria com o Ministério da Educação Cultura e Ciências – São Tomé e Príncipe.
A organização portuguesa destaca que a obra é “possível graças ao financiamento da Tx Foundation, uma fundação internacional que já apoiou mais de 40 projetos no mundo inteiro, cujo objetivo principal é criar condições físicas (construção e requalificação de escolas) para que mais crianças possam ter acesso à educação, um bem essencial, que ainda não está acessível a todos”. A primeira pedra foi lançada no passado mês de julho, e prevê-se que as obras estejam concluídas dentro de quatro meses.