A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai iniciar daqui a seis a dias, mas é já bem notória a presença de grupos de jovens inscritos no evento, no recinto de oração do Santuário de Fátima. O espaço conta já com a presença de vários grupos de jovens, e apresenta cores variadas, que chegam através das bandeiras, t-shirts e bonés que os mais novos envergam.
Ao Santuário de Fátima estão a chegar grupos da Polónia, França, Panamá, e, segundo os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria, já chegaram também grupos da Malásia, Brasil, Guatemala, Espanha, Suíça, Perú, Tailândia, Taiwan, Gabão e Guatemala.
Vários destes jovens ficam alojados em tendas junto ao Centro Pastoral de Paulo VI, num espaço que por estes dias é conhecido pelo nome “Aldeia jovem”. Uma vez em Fátima, estes grupos participam nas celebrações e em sínteses catequéticas dedicadas à mensagem de Fátima, que decorrem diariamente, na Basílica da Santíssima Trindade, às 10h15 e às 17h45, em língua inglesa, espanhola, italiana e francesa, e com uma duração aproximada de 25 minutos.