A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer em Lisboa 1 a 6 de agosto, mas até 31 de julho está em curso a iniciativa Dias Nas Dioceses (DND), também conhecida como pré-jornadas. Entre as ordens religiosas que levam à JMJ jovens dos países onde estão presentes, está o Instituto Missionário da Consolata.
Em Fátima, as pré-jornadas dos jovens ligados há Consolata estão a mobilizar cerca de 80 pessoas, entre jovens e animadores. A iniciativa reúne na Cova da Iria participantes da Colômbia, Brasil, Essuatíni, Argentina e Portugal. Entre o grupo de jovens brasileiros está Samuel Quintão, de 25 anos, proveniente de São Paulo.
“Esta será a minha terceira JMJ. A terceira com o Papa Francisco. A primeira foi a do Rio de Janeiro, em 2013, e a segunda foi em 2019, no Panamá”, destacou o jovem, que assume a sua grande felicidade por poder estar em Fátima. “Esta é a primeira vez que estou em Portugal. Nunca, nos meus melhores sonhos, eu imaginava que conseguiria estar tão próximo do Santuário de Fátima e poder visitá-lo”, disse o jovem, em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA.
Samuel considera que todas as vivências que a pré-jornada lhe está a proporcionar são um momento de abertura ao próximo. “A jornada traz essa experiência. Reúne jovens e proporciona a troca de experiências. Às vezes, ficamos fechados no nosso mundo, mas conhecer jovens de outras regiões e países, dá-nos ânimo e mostra-nos que nós não estamos sozinhos”, considera.
Samuel tirou duas semanas de férias para poder rumar a Portugal. Toca guitarra, é bancário e tenta deixar que a missão entre na sua vida profissional. “Eu penso sempre que no meu trabalho eu estou ao serviço das pessoas. Quando um cliente me procura no banco, eu lá estou ao serviço dele”, explica.
Texto: Juliana Batista
Fotos: DR