Ao longo de uma semana, as educadoras de infância do polo de Monte café, que abrange seis jardins de infância em São Tomé e Príncipe, estiveram a planificar o início do ano letivo. A iniciativa foi dinamizada pelos elementos da equipa da Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa.
“O objetivo foi criar material ludodidático, a maioria com material reciclado, para dotar estes jardins de infância com mais meios para a realização de atividades mais apelativas e criativas para estimular o interesse das crianças pela aprendizagem”, explica a organização portuguesa, em comunicado. A iniciativa foi orientada por Joana Carvalho, gestora do Projeto Valorização da Educação Pré-Escolar em São Tomé e Príncipe – Fase 2, que “deu uma formação sobre a organização do ambiente educativo e a utilização, de acordo com os objetivos desejados, do material construído para as atividades pedagógicas”.
Este projeto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e implementado pela Helpo, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria. “Estamos prontos e motivados para receber a nossas crianças e iniciar o ano letivo 2023/2024”, refere a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento portuguesa.