Alimo Mussa tem 22 anos de idade e é aluno da licenciatura de ensino de Inglês, na Universidade Rovuma, em Nampula, Moçambique. Nos “últimos dois meses, todos os dias sem exceção, ao fim da tarde”, Alimo Mussa “tira a camisola de estudante e veste a camisola de professor”, explica a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, presente naquele país africano.
Segundo o organismo português, Alimo Mussa torna-se, diariamente, professor de “um grupo de meninos de rua, aos quais ensina as letras”. “São meninos com diferentes histórias de vida, que os levaram a viver nas ruas de Nampula e que não frequentam a escola”, adianta a Helpo.
O trabalho de Alimo levou a organização portuguesa, a ir ao seu encontro, procedendo à entrega de “material escolar a todos e ao professor, com a promessa de manter este apoio”. “Fiquei muito surpreendido, pois não esperava. Foi uma enorme e marcante surpresa, que irá resgatar a esperança no coração daqueles seres que um dia foram chamados de insignificantes”, disse Alimo aos membros da equipa da Helpo, que consideram o trabalho deste jovem uma “inspiração”.