Um complexo escolar com 15 salas de aulas entrou em funcionamento na última semana, no bairro angolano do Kawazanga, em Saurimo, Lunda-Sul. A escola tem como nome “Alfredo Chihunde”, em homenagem a um professor reformado. A escola tem capacidade para albergar 2025 alunos, em dois turnos, e além das salas de aulas, a nova escola do primeiro ciclo, conta com um espaço desportivo multiusos, salas de reuniões, de professores, de primeiros socorros, com uma secretaria e o gabinete para o diretor-geral.
O complexo escolar foi inaugurado na última terça-feira, 30 de janeiro, por Diamantino Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás. Segundo a agência Angola Press, nessa ocasião, Pacheco Francisco, secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral, destacou que “que o complexo escolar vai contribuir na redução do número de alunos fora do sistema de ensino”.
Na sua intervenção, o responsável pediu à população “para conservar a infraestrutura, de modo a servir para as gerações vindouras”. O complexo escolar “Alfredo Chihunde” foi financiado pela empresa ENDIAMA-EP, no quadro da sua responsabilidade social. Na cerimónia de inauguração, Daniel Neto, governador provincial da Lunda-Sul, agradeceu a iniciativa da empresa diamantífera que construiu o complexo escolar, que deverá contribuir para a “inclusão de mais alunos no sistema”.
1 comment
Comments are closed.