“Deixa a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Depois, volta para apresentar a tua oferta” (Mateus 5, 24)
“Deixa a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Depois, volta para apresentar a tua oferta” (Mateus 5, 24)Meditação
amar não é fácil. É muito fácil amar segundo o nosso ponto de vista humano. Não segundo a lógica de Jesus. Humanamente falando, basta-nos amar quem nos ama e ignorar os outros. Este amor é, quase sempre, um amor egoísta e exclusivo. Se alguém me agrada, tudo bem. Senão acaba-se com a relação num instante! Este amor não aceita sacrifícios pelos outros, nem a cruz.
Para Jesus o amor deve ser sempre inclusivo, radical, humilde e solidário. Ninguém é perfeito. Mas devemos fazer o nosso melhor para amar com todo o nosso coração, à maneira de Jesus.
Oração
Jesus, amor do Pai, ajuda-me a amar profundamente os outros e a pensar no amor como solidariedade e partilha. Não como auto-gratificação. Ámen.
acção
amo só quando me apetece ou me convém? Ou amo também quando me custa, quando devo aceitar humildemente o outro tal como ele é?