Com uma equipa de 20 elementos, o projeto “Sonhar com Deus” foi ao encontro de alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de sete escolas secundárias aderentes ao projeto, e proporcionou animação nas paróquias circundantes. O projeto foi lançado pela diocese de Leiria-Fátima e pelos Animadores dos Institutos Missionários Ad Gentes (ANIMAG), com a colaboração da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). Da sua equipa fizeram parte leigos, padres e irmãs de diversas congregações. Para as escolas, os missionários levaram na ‘bagagem’ a alegria do amor de Deus para a oferecer a todos.
Esta foi uma experiência única para sair do ‘sofá’ e ir ao encontro dos jovens, para partilhar o testemunho da vida, o amor e a alegria de Deus por eles. A equipa foi bem acolhida nas escolas: pela direção, professores e alunos. Houve uma proximidade maravilhosa! Foi uma atividade para lançar um desafio, um convite para cada jovem, independentemente da situação em que se encontre. Esta missão teve também como propósito levar a boa nova de Deus a quem ainda não O conhece.
Em sala de aula, a equipa fez uma dinâmica sobre o maior sonho que cada um tem e quer conquistar. A dinâmica deu aos alunos a possibilidade de partilharem de que forma é que a descoberta do sonho é importante e tem sentido nas suas vidas. Uma missionária deixou aos mais novos uma questão: “Porque é que querem proteger os vossos sonhos?” Um jovem, não crente, deu a resposta: “Eu protejo o meu sonho porque para realizar esse sonho preciso de lutar por ele toda a minha vida, mas nunca preciso de destruir o sonho do outro, mas antes de respeitá-lo e continuar sempre o combate pelo meu sonho”. A equipa de animação ficou feliz com a resposta, pois sentiu que a sua mensagem foi alcançada.
Junto dos jovens, os missionários lembraram palavras do Papa Francisco: “Deus também te convida a procurá-Lo e a encontrá-Lo em todas as coisas. Com Deus não tenhas medo, vai em frente”. E ainda: “Um jovem que não sabe sonhar é um jovem anestesiado, não poderá entender a vida e a força da vida”. Madre Maria Isabel, fundadora das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, desafiava também os jovens a sonhar com um futuro de esperança: “Custe o que custar, prá frente é que é o caminho”.
Esta atividade teve também presente um pensamento do filósofo Voltaire: “Os sonhos e a esperança foram-nos dados como compensação para fazer face às dificuldades da vida. Sonhos não são desejos superficiais, são projetos de vida do futuro”. A vida sem sonhos é, assim, como escreveu o psiquiatra Augusto Cury, como “um rio sem nascente, uma praia sem ondas, uma manhã sem orvalho, uma flor sem perfume”.
A vivência dos missionários no projeto “Sonhar com Deus” abre horizontes na descoberta de caminhos novos para ajudar os jovens a sentirem na alegria o apelo de Deus e o Seu convite aos novos sonhos. O processo de integração de um missionário entre os jovens de várias crenças e culturas não é uma simples adaptação exterior que se limita a palavras, gestos e atitudes, mas antes um anúncio do Reino, num verdadeiro e profundo espírito de humildade, respeito, aceitação e compreensão. E tu jovem, qual é o teu maior sonho? E qual é o sonho que Deus tem para ti?
Texto: Esperança de Sousa, Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres