O terceiro Encontro de Seminaristas da Consolata acontece este sábado, 27 de abril, em Fátima, e terá início pelas 09h00, no Centro Missionário Allamano. A iniciativa será uma ocasião para o reencontro entre colegas e amigos de seminário, e vai contemplar a partilha de um conjunto de memórias, conforme referem os organizadores do encontro.
Do programa do encontro faz parte uma visita ao cemitério e à Igreja Matriz de Fátima. A iniciativa será também uma ocasião para escutar o testemunho missionário de Diamantino Antunes, bispo de Tete, em Moçambique, e Missionário da Consolata. O programa do dia chegará ao fim pelas 18h30, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, sob a presidência de Pietro Plona, antigo formador de muitos dos alunos da Consolata. O encontro contempla também a celebração de uma Eucaristia, sob a presidência de Diamantino Antunes, e a realização de um almoço partilhado.
A propósito desta iniciativa, a congregação religiosa recorda que o Seminário da Consolata “acolheu tantos rapazes na sua adolescência”, e “proporcionou amizades que ficaram para a vida”. “Este será um reencontro muito especial para recordar, viver e reavivar elos de amizade que perduram ao longo de décadas. Os participantes terão a oportunidade de partilhar as histórias e experiências vividas no tempo do seminário, quando tudo era vivido com espontaneidade e intensidade.” O encontro conta também com a presença de familiares dos antigos seminaristas, para que estes possam “conhecer melhor a infância vivida no seminário”.