Cada uma das 25 alunas que frequentam a Escola Secundária Padre Mwitu, em Mieze, Cabo Delgado (Moçambique), recebeu uma bicicleta neste mês de abril, no âmbito de uma iniciativa da Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, que contou com o apoio da Galp e da Fundação Galp.
As bicicletas foram entregues a alunas que “fazem mais de 20 quilómetros diariamente para ir à escola, o que significa muitas horas a caminhar”, explica a Helpo, através das suas redes sociais. Segundo a organização portuguesa, a doação destas bicicletas vai permitir às alunas “reduzir consideravelmente o tempo de deslocação e, assim, aumentar exponencialmente as probabilidades de sucesso escolar”.
Os velocípedes distribuídos provêm da Mozambikes, que “tem como objetivo fornecer bicicletas de qualidade a pessoas nas zonas rurais de Moçambique, melhorando a sua mobilidade, acesso à educação, cuidados de saúde, mercados e oportunidades de rendimento”, explica a própria empresa de carácter social, através do seu website. A Helpo defende que esta iniciativa “vai fazer toda a diferença no quotidiano e na motivação destas jovens estudantes”.