Depois de Lisboa e Madrid, a cidade de Roma recebeu o terceiro encontro entre Comissões Episcopais da Catequese de Espanha, Itália e Portugal, nos passados dias 23 e 24 de abril. Pela primeira vez, a iniciativa contou também com uma representação de Malta. Entre os participantes esteve António Augusto Azevedo, bispo na diocese de Vila Real, e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).
“O balanço deste encontro é muito positivo. Foi a terceira vez que nos encontrámos e pudemos partilhar o trabalho que a catequese desenvolve nas várias realidades do sul da Europa. Foi um tempo muito proveitoso para abordarmos as preocupações comuns e os desafios que temos”, disse o prelado, citado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã. “O encontro ajudou-nos a perceber o caminho a percorrer em conjunto, não nos iludindo com o que temos e não nos deixando abater por alguma adversidade que surja”, acrescentou.
Durante o encontro em Roma, a Comissão Episcopal para a Evangelização, Catequese e Catecumenado de Espanha apresentou um “novo catecismo para a catequese dos adultos”. “Este é um ótimo documento que a par da tradição que a Itália mantém na catequese com os adultos, pode ajudar-nos, em Portugal, a fazer caminho e a aprender com eles”, destacou o bispo de Vila Real.
António Augusto Azevedo considera que Portugal “apresenta algum atraso neste campo da evangelização” em relação a outras “experiências já implantadas”, e afirma que não tem dúvidas de que a “catequese com os adultos é um desafio importante na Europa” e “representa uma prioridade para o futuro da catequese”. “Vamos trabalhar no nosso país, com ânimo”, afirmou. Para o próximo ano catequético, está já marcado um novo encontro, que vai realizar-se em Espanha.