Cerca de 250 mil peregrinos de 34 países estiveram reunidos na Cova da Iria, na noite de domingo, 12 de maio, e encheram de luz o recinto de oração do Santuário de Fátima, na primeira grande peregrinação de 2024, que está a ser presidida por José Omella, arcebispo de Barcelona.
Na homilia da celebração da Palavra da noite deste 12 de maio, o cardeal espanhol convidou os peregrinos de Fátima a terem a Mãe de Deus como companheira e guia no “itinerário da vida”, com vista à santidade e à paz. “Viemos como peregrinos, com uma mochila carregada de pedidos, orações, dores. Não tenhamos medo de apresentar todas essas orações à Virgem de Fátima”, disse o presidente da celebração. Na oração universal no Santuário de Fátima, a assembleia de fiéis pediu pela paz no mundo, numa prece que evocou particularmente “as vítimas dos conflitos na Ucrânia e na Terra Santa”.
A celebração foi concelebrada por José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, António Marto, bispo-emérito de Leiria-Fátima, Américo Aguiar, cardeal e bispo de Setúbal, 22 bispos e quase 200 presbíteros. Nesta segunda-feira, 13 de maio, as celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária continuam com um programa que termina com Missa Internacional, que inicia às 10h00.