Os técnicos da Helpo durante uma atividade de avaliação nutricional numa escola em Moçambique. Foto © Helpo

Uma equipa de nutricionistas da Helpo, organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, tem estado a dar formação na Ilha do Príncipe, no arquipélago de São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto “Abordagem multissectorial de promoção de boas práticas de alimentação e nutrição nas escolas e comunidade”.

Os membros desta organização estiveram presentes na Região Autónoma do Príncipe, onde levaram a cabo “atividades de capacitação junto da comunidade escolar e técnicos de saúde e de cozinha do Hospital Doutor Manuel Quaresma Dias da Graça”, abordando temas dedicados à água, higiene, saneamento, nutrição e educação e segurança alimentar, divulgou a Helpo.

Nesta visita à Ilha do Príncipe, a equipa de nutrição fez uma “demonstração culinária na comunidade de Praia Burra, na qual se confecionaram dois pratos com produtos locais: moqueca de peixe e molho de mamão verde, com a participação de mães e crianças”.

No âmbito deste projeto, estão a ser “transmitidas diariamente mensagens na Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, sobre boas práticas de alimentação e nutrição”, sendo que “todos os meses há uma mensagem com um tema diferente”. No passado mês de maio, o assunto em foco disse respeito à “importância da lavagem das mãos como forma de prevenção de doenças”.

O projeto é implementado pela Helpo e financiado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em parceria com três entidades de São Tomé e Príncipe – o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca, o Ministério da Saúde e dos Direitos da Mulher e o Ministério da Educação Cultura e Ciências.