Com o propósito de “incentivar as pessoas a praticar desporto, conviver, partilhar momentos e experiências”, o município de Aguiar da Beira, em parceria com as freguesias do concelho, encontra-se a dinamizar o projeto “Caminhadas na natureza”, conforme indicam os próprios serviços de comunicação daquele município português.
Neste contexto, foi criado o “Passaporte do caminheiro”, que pode ser adquirido na primeira caminhada em que cada pessoa participa. Os portadores do passaporte devem levá-lo consigo para todas as caminhadas, para ser carimbado. “Ao participarem em pelo menos dez, o esforço dos caminheiros será reconhecido e terão direito a uma lembrança oferecida pelo município”, destaca a edilidade.
Além da iniciativa ter o propósito de motivar a atividade física e o convívio entre as pessoas, será também uma ocasião para que cada participante “descubra as paisagens” daquele território nacional, realça o município de Aguiar da Beira.
O programa “Caminhadas na natureza” é muito vasto. Iniciou no passado dia 19 de maio, e estende-se até ao dia 23 de setembro. As caminhadas vão decorrer nas freguesias de Dornelas, Penaverde, Sequeiros, Coruche e Pinheiro, entre outras. A iniciativa é destinada a toda a população, sendo que a inscrição é gratuita e deve ser efetuada no início de cada caminhada.