O município de Albufeira conta com um novo percurso pedestre, desde o passado mês de maio. Com o nome “PR5 ABF – Entre aldeias”, o novo itinerário resulta de uma iniciativa da Associação Almargem, com o apoio do município de Albufeira, que escolheu o território Algarvensis para a instalação de mais quatro novos percursos integrados na Via Algarviana, em modo de comemoração dos 15 anos da Grande Rota Pedestre que permite conhecer o Algarve.
Os novos trajetos passam pelos três concelhos participantes do projeto candidato a património da UNESCO – o Geoparque Algarvensis. O “PR5 ABF – Entre aldeias” tem início em Paderne e “passa por várias várzeas férteis, rodeada das mais variadas árvores e aldeias com o traço típico e distintivo da região”, referem os serviços de comunicação do município de Albufeira, que adiantam que “numa das encostas do percurso, pode observar-se as aluviões das ribeiras de Alte e de Algibre”, e “à medida que o percurso avança para posições topográficas mais elevadas, observam-se as formações de calcários hidráulicos de Loulé e de Peral”. As rochas visíveis “foram geradas a partir de sedimentos que se depositaram, a profundidades variáveis, no leito do Mar de Tétis, que mais tarde deu origem ao Oceano Atlântico”.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, citado pelos serviços de comunicação municipais, acredita que esta iniciativa “solidifica a posição de Albufeira com destino turístico para os amantes de caminhadas”. “Esta é mais uma prova do município na diversificação do turismo, solidificando a sua posição como destino turístico para os amantes de caminhadas, iniciando a estruturação do pedestrianismo no Algarve e do Turismo de Natureza como produto turístico de destaque no concelho”, disse o responsável.
De acordo com o município do Sul de Portugal, nos últimos cinco anos, “Albufeira registou 270 mil passagens nos seus sete percursos pedestres rurais, situados em Paderne e Albufeira”. Cristiano Cabrita, vereador do Ambiente, defende que “este dado numérico é bem representativo de um ambiente cuidado” que existe no concelho, “quer no litoral, quer no interior”. O novo percurso é assim mais um itinerário que “alia beleza natural ao exercício físico, o que atesta a vocação de Albufeira para o lazer e para o bem estar”, considera o responsável.