A Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe, desde o final do passado mês de maio, de um Serviço de Restabelecimento de Laços Familiares (RLF). Este órgão tem como missão “restabelecer o contacto entre familiares que perderam o contacto ou desconhecem o paradeiro entre si na sequência de um conflito, atividade migratória, migração forçada, desastres naturais ou outros contextos humanitários”, conforme explicam os serviços de comunicação da Câmara Municipal de Fafe.
O Serviço de Restabelecimento de Laços Familiares de Fafe conta com “quatro técnicos responsáveis e devidamente qualificados”, que vão trabalhar para que as pessoas “tenham informação e dicas para que a perda de contacto entre familiares seja evitada”, devido a motivos como os conflitos, por exemplo, adianta o município português.
Esta equipa vai ainda disponibilizar “meios de comunicação” para as famílias “continuarem a comunicar entre si quando não o conseguem fazer por meios próprios”, num contexto em que as “comunicações regulares não existem, foram interrompidas ou são insuficientes”. Este serviço terá ainda capacidade para dar início a um “pedido de localização referente a um amigo ou familiar quando não existe conhecimento do seu paradeiro e a respetiva comunicação foi interrompida”.