O patriarca de Lisboa, Rui Valério, escreveu uma carta a convocar “todos – sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos” da diocese para estarem presentes naquele que será o “momento raro da ordenação episcopal de dois presbíteros”. A ordenação dos novos bispos auxiliares de Lisboa, Nuno Isidro e Alexandre Palma, está marcada para o próximo dia 21 de julho, às 16 horas, na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos).
“O primeiro registo de ocasião semelhante de ordenação simultânea de dois bispos em Lisboa remete para o ano de 1931; mais recentemente, em 2018, eu próprio fui ordenado bispo juntamente com o senhor D. Daniel Batalha Henriques, de feliz e grata memória”, assinala Rui Valério na carta, divulgada pelo Patriarcado no passado 21 de junho.
“No início da celebração também ser-me-á imposto o Pálio de Metropolita”, que o patriarca de Lisboa recebeu das mãos do Santo Padre no último dia 29 de junho. Segundo o patriarca, “o pálio pode ser símbolo da ovelha perdida que o Bom Pastor coloca aos ombros e reconduz aos caminhos do Senhor. Também este gesto será sinal para renovarmos a consciência de que Jesus é o Pastor que conduz a Igreja”.
Texto redigido por 7Margens, ao abrigo da parceria com a Fátima Missionária.