Inauguração horta do Bairro da Conceição da Abóboda, em São Domingos de Rana | Foto: Câmara Municipal de Cascais

Já há quase mil hortas comunitárias no concelho de Cascais, um número que a autarquia previa atingir no final do mandato da atual vereação, mas que “vai ser alcançado até ao final deste ano”, um ano antes do previsto, realçou Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, citado pelos serviços de comunicação daquela autarquia.

Segundo o município de Cascais, só na última quinta-feira, 11 de julho, “foram distribuídos mais 22 talhões no Bairro de Conceição da Abóboda, em São Domingos de Rana, mas são já também muitos os hortelãos – cerca de 2000 – que esperam por um terreno onde” fazer horticultura. Nuno Piteira Lopes realça que a horta não é só uma oportunidade para satisfazer uma paixão ou vocação agrícola, é também um espaço de partilha e de convívio. “As hortas aproximam vizinhos e tornam a comunidade cascalense mais coesa”, destacou o autarca.

De acordo com este município, as hortas comunitárias “cobrem bairros de todo o concelho, mas também hortas associativas, hortas de produção e de integração social, como por exemplo a horta de Brejos, hortas nas escolas, pomares comunitários, vinhas comunitárias e até uma vinha de grande escala, para a produção de vinho de Carcavelos biológico – a vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar, que reabilita uma produção vitivinícola secular que tendia a desaparecer”.