O município de Leiria encontra-se a criar um Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES). O novo espaço, localizado na Barreira, está atualmente em obras e deverá ficar pronto “no final do mês de setembro”, de acordo com os serviços de comunicação daquele município.
Numa fase inicial, a estrutura terá “capacidade para acolher 14 pessoas”, que se encontrem em “situação de grande vulnerabilidade e desproteção social, como pessoas em situação de sem abrigo”, exemplifica o município, adiantando que desta forma se pretende “garantir que pessoas em situação de fragilidade social tenham uma resposta condigna e de qualidade, potenciado” a sua “reinserção e autonomia”. Só no último ano, “foram sinalizadas cerca de 70 situações de desproteção social no concelho”, um número que o município considera que “demonstra a necessidade do aumento de respostas nesta área”.
Segundo Ana Valentim, vereadora do Desenvolvimento Social, o equipamento vai disponibilizar um “conjunto de serviços, seja alojamento, alimentação ou apoio social”, em articulação com os parceiros locais do município. A responsável sublinha que as pessoas permanecerão naquele espaço “até haver uma resposta alternativa”. Segundo o município de Leiria, a compra deste imóvel “teve um custo de 270 mil euros, estando as obras de reabilitação orçamentadas em 97 mil euros”.