A Peregrinação Internacional Aniversária de agosto ao Santuário de Fátima tem início esta segunda-feira, dia 12. Esta jornada conta habitualmente com a presença de um grande número de migrantes. “São muitos os emigrantes que, estando de férias em Portugal, acorrem nesta altura ao Santuário de Fátima, juntando-se a estes muitos outros migrantes de diferentes partes do mundo”, destaca o templo mariano da Cova da Iria, em comunicado.
O programa das celebrações começa às 21h30, com a recitação do terço na Capelinha das Aparições, e prossegue com a procissão das velas e a celebração da Palavra, no altar do recinto de oração. A imagem de Nossa Senhora retorna depois à Capelinha das Aparições, e segue-se a vigília de oração. O dia seguinte, 13, inicia com a procissão eucarística no recinto de oração, às 07h00, seguindo-se a recitação do terço na Capelinha das Aparições, às 09h00.
A Eucaristia, às 10h00, vai contemplar a bênção dos doentes e a procissão do adeus, assim como a tradicional oferta de trigo, cumprindo assim “uma tradição iniciada há 84 anos por um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica de 17 paróquias da então diocese de Leiria”, recorda o Santuário de Fátima. Só no ano passado, “foram oferecidos ao Santuário de Fátima 5.635 quilos de trigo e 477 quilos de farinha”, destaca o templo mariano.
A presidir às celebrações vai estar Virgílio do Nascimento Antunes, bispo de Coimbra, que foi reitor no Santuário de Fátima durante três anos. A peregrinação de agosto integra a Peregrinação Nacional dos Migrantes, no contexto da 52.ª Semana Nacional das Migrações, durante a qual decorre uma jornada solidária com o tema “Deus caminha com o seu povo”. Esta peregrinação recorda a quarta vez que os pastorinhos viram Nossa Senhora.