A Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, enviou “mais um contentor de 40 pés recheado de bens para as comunidades” que apoia em Moçambique, indica o próprio organismo português, através da sua página na rede social Facebook.
O contentor foi enviado na última quinta-feira, 8 de agosto, e “chegará ao porto de Nacala dentro de semanas”. Segundo a organização, o contentor tem um “peso aproximado de 12 mil quilos” e contém “material escolar, livros, mobiliário e equipamento para escritório e casa, vestuário, calçado, brinquedos e material de higiene”.
A Helpo afirma que os bens transportados no contentor são “essenciais para milhares de crianças e suas famílias”. Os artigos a distribuir em Moçambique foram cedidos por “particulares, empresas e escolas”. A “preparação das caixas” repletas de bens foi possível graças à colaboração de pessoas voluntárias. A organização sublinha que a sua equipa em Moçambique já está “preparada” para receber o contentor e “fazer chegar os bens às comunidades que deles necessitam”.
A Helpo explica que tem como “objetivo prestar apoio às populações mais vulneráveis, através da captação de financiadores que permitam a implementação de programas e projetos nas áreas chave” da sua intervenção. Em Portugal, a ONGD “presta apoio à população vulnerável ajudando na supressão de necessidades básicas e desenvolvendo programas de apoio à infância”, e nos países em vias de desenvolvimento trabalha com as instituições locais com vista ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.