O Festival da Saudade realiza-se pela primeira vez esta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de agosto, no Heliporto de Fátima. Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, explica que o evento “nasce em forma de homenagem aos emigrantes portugueses espalhados um pouco por todo o mundo”, sendo um “justo agradecimento e o merecido reconhecimento pelo forte contributo da diáspora portuguesa em prol” de Portugal.
O responsável afirma que o festival é uma ocasião para celebrar a “diversidade da música portuguesa”, assim como uma “belíssima oportunidade para colocar em evidência as qualidades” de Portugal e da região de Fátima. “Artesanato, folclore e gastronomia serão apenas algumas das inúmeras maravilhas que seguramente farão brilhar este evento, que será também um momento de união e reencontro para milhares de famílias”, destacou Luís Miguel Albuquerque, citado pelos serviços de comunicação da Câmara Municipal de Ourém, por ocasião da apresentação do evento.
No palco principal do festival atuam nesta quinta-feira Herman José, Mickael Carreira e Mariza, e no dia seguinte, 16, vão atuar o padre José Luís Borga, Joana Amendoeira e Tony Carreira. No segundo palco haverá música latina com Lorenzo, pop rock com os de The Peorth, e o folclore tradicional português apresentado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima.
As portas do evento abrem às 16h00 e as atuações terão início a partir das 18h00. Segundo o município de Ourém, “como parte do compromisso da organização com a comunidade local, cinco por cento da receita líquida da bilheteira do festival será doada ao CRIF – Centro de Reabilitação e Integração de Fátima”. O Festival da Saudade é organizado pela Medialivre, através do Correio da Manhã e da CMTV, e em colaboração com a promotora Música no Coração e o Município de Ourém. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou no local do festival.