Com o objetivo de apoiar crianças carenciadas no seu regresso às aulas, inicia este sábado, 17 de agosto, uma campanha de solidariedade, que se vai estender até ao próximo dia 30. A iniciativa deverá contribuir para “apoiar mais de 3.400 crianças entre os 3 e os 18 anos”, indica a Assistência Médica Internacional (AMI), que promove a campanha em conjunto com uma rede de supermercados.

As pessoas interessas em dar o contributo podem adquirir “vales de material escolar”. As doações serão usadas para “rechear uma mochila para distribuir pelas crianças de nove Centros Porta Amiga e três núcleos da AMI em todo o país”. Segundo a Assistência Médica Internacional, os kits completos, constituídos por “mochila, cadernos, estojo e todo o material necessário para os alunos”, serão montados no decorrer de uma “ação de voluntariado que terá lugar a 12 e 13 de setembro, num espaço do Regimento de Transportes do Exército Português, em Lisboa, cedido pelo Estado-Maior do Exército”.

Esta iniciativa parte agora para a sua 16.ª edição. “Desde a primeira campanha, em 2009, já foram distribuídas mais de 52.000 mochilas, totalizando mais de 2 milhões de euros em material escolar doado”, destaca a AMI, sublinhando que esta é uma forma de “proporcionar um regresso às aulas mais feliz e um acesso mais justo à educação”. A campanha está a decorrer nas lojas Auchan, e “à semelhança das campanhas anteriores, o valor angariado será duplicado” por esta rede de supermercados, de forma a “comprar material escolar para as crianças”, assegura a AMI.