Uma nova edição do Curso de Missiologia inicia esta segunda-feira, 26 de agosto, e prolonga-se até ao próximo sábado, dia 31. A formação decorre nas instalações dos Missionários da Consolata, em Fátima, com o tema “Ide e convidai a todos para o banquete”.
A iniciativa reúne clérigos, leigos, religiosos e catequistas, que vão assistir a conferências, envolver-se em trabalhos de grupos, escutar testemunhos missionários e viver momentos de oração em comum. Do programa do curso faz também parte a visualização de um filme, momentos culturais e de convívio, e a recitação do terço no Capelinha das Aparições.
A iniciativa é organizada pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), que explicam que através deste curso pretendem “apresentar as bases bíblico-teológicas da missão ad gentes, percorrer as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica, repensar a missão à luz do Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério, apresentar exemplos concretos da práxis missionária atual, e preparar para os desafios da inculturação e do diálogo do cristianismo com outras religiões”.
As palestras vão abordar temas como a espiritualidade missionária, estética e comunicação da fé, desafios da missão em Portugal e o diálogo inter-religioso. Entre os formadores estão Teresa Messias, doutora em Teologia Espiritual, António Couto, bispo na diocese de Lamego, Cátia Tuna, doutorada em História e mestre em Teologia, José Cordeiro, arcebispo primaz de Braga, e, entre outros, Armando Esteves, bispo na diocese de Angra, nos Açores.