A recitação diária do terço das 18h30, na Capelinha das Aparições, é alvo de uma análise esta quarta-feira, dia 4 de setembro, no âmbito de uma visita temática à exposição “Rosarium”. A sessão terá início às 21h15, com entrada livre, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, onde a mostra está patente.
Caberá a Luís Miguel Ferraz, investigador do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, orientar o encontro. Durante a visita, o especialista vai apresentar “uma viagem à história e ao significado deste terço que, há várias décadas, tem presença marcada nos lares católicos”, indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
O templo mariano da Cova da Iria destaca que o terço das 18h30 “é uma referência entre as celebrações que constam do programa oficial do Santuário”, que começou por ter transmitido “pela rádio e, mais tarde, também pela televisão e pelos canais digitais, nomeadamente o youtube e o facebook” do santuário.
No decorrer da sessão, “vão ser abordados os meios e modos de preparação e realização da oração, ao longo dos tempos e no momento atual; o público a que se destina; a aposta pastoral e o investimento do Santuário de Fátima com a transmissão; e o significado da oração para quem a emite e para quem a recebe”. A exposição “Rosarium” apresenta os mistérios que se meditam no rosário, e pode ser visitada até ao próximo dia 15 de outubro, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.