A nona edição da Peregrinação da Bênção dos Capacetes realiza-se este domingo, dia 22 de setembro. À semelhança das edições anteriores, a celebração religiosa desta peregrinação tem início às 11h00, no recinto de oração do Santuário de Fátima. A iniciativa é promovida pela ‘Associação Bênção Capacetes’, com dez motoclubes a apoiar este evento, entre os quais se incluem a ‘Associação Motociclistas Esquadra Eclética das Forças de Segurança’, ‘Grupo Motard Moto Andanças’, ‘Motoclube do Seixal’ e ‘Motoclube de Mértola’.
A peregrinação decorre com o lema “Somos moldados e guiados pelo que amamos!”, e é uma ocasião para apelar a uma condução segura e prudente, livre de acidentes nas estradas. Num dos cartazes da iniciativa surge precisamente a mensagem – “E de repente, tudo muda. Basta de mortos na estrada!” Neste contexto, a Associação Bênção dos Capacetes explica que decidiu lançar uma “campanha de sensibilização rodoviária, através de vídeos, produzidos por diversas entidades e personalidades públicas, com mensagens de sensibilização rodoviária dirigida aos motociclistas, para a prática de uma condução defensiva”, e que podem ser conhecidos na sua página no facebook.
Num dos vídeos, surge Carlos Cabecinhas, reitor no Santuário de Fátima, que começa por lembrar como esta peregrinação tem tido uma grande expressão em Fátima. “A bênção dos capacetes tem-se tornado, nos últimos anos, um dos grandes acontecimentos e uma das grandes peregrinações ao Santuário de Fátima”, refere, adiantando que a jornada é uma ocasião de convívio e reflexão. “É um momento para reencontro, para rever os amigos, um momento de convívio, mas também um momento de oração, um momento para pedir a proteção de Deus, para lembrar os motociclistas que já partiram”, indica, apelando depois à responsabilidade nas estradas. “Todos vamos ouvindo as notícias sobre acidentes com motociclos e gostaríamos que esta edição da bênção dos capacetes fosse marcada por este cuidado, por esta preocupação, por esta responsabilidade”, sublinha.
Conforme é habitual nesta iniciativa, a aquisição de merchandising da peregrinação reverte para uma causa solidária. Nesta edição, o objetivo é reunir fundos para a aquisição de uma cadeira de rodas adaptada para Marco Vitorino, de 23 anos, residente em Peniche, que ficou paraplégico depois de um acidente de moto, ocorrido em 2021, e que agradece a todos quantos o possam ajudar. “A adaptação à minha nova realidade foi muito difícil, tanto para mim, como para a minha família, quer a nível físico, quer a nível psicológico. O apoio de todos os mais próximos facilitou muito superar estas dificuldades, e agora encontro-me saudável. Neste momento, estou a precisar de uma cadeira mais leve para o meu dia a dia, tanto para me facilitar nas transferências para o carro, como andar pela rua, algo que com a minha cadeira mais pesada é complicado. Este ano fui escolhido pela ‘Associação Bênção Capacetes’ para ser ajudado na peregrinação, e conto com a ajuda de todos. Obrigado!”