A Rockin’1000, a maior banda de rock do mundo, atuou no Estádio Municipal de Leiria no último sábado, 14 de setembro, e um dos seus 1.000 músicos decidiu deixar um presente à ‘RockSchool Leiria – Escola de Música’, conforme explica a própria instituição de ensino, através da sua página no facebook. Tudo começou através do envio de um email.
“Fomos contactados há umas semanas, através de e-mail, por um jovem francês (L.V.), que demonstrava a sua intenção de participar no Rockin’1000. Nesse e-mail, o L.V. informava-nos também que iria comprar uma bateria (que seria entregue quando chegasse a Leiria) propositadamente para os três dias de ensaios e concerto. E, após fazer uma pesquisa, expressava a vontade de nos fazer uma doação especial: iria oferecer-nos a mesma”, conta a ‘RockSchool Leiria’.
Uns dias antes do espetáculo, o músico fez um pedido à escola, que suscitou alguma apreensão. “Já em Leiria, dois dias antes do concerto, o L.V. voltou a contactar-nos, a solicitar o empréstimo de um prato Ride e suporte correspondente, porque a bateria que havia comprado não incluía esses dois elementos. Tendo em conta os tempos que correm, confessamos que existiu da nossa parte alguma desconfiança em relação a esse pedido, porém, e mesmo sem o conhecer, decidimos emprestar o que nos tinha pedido.”
Depois do espetáculo, o receio inicial foi desfeito. “Poucos minutos depois do término do concerto, o jovem L.V. veio ao nosso encontro, com um sorriso enorme no rosto, a esbanjar felicidade, e perguntou-nos: ‘Podem ajudar-me a desmontar a bateria que quero oferecer à vossa escola de música?’’’
A ‘RockSchool Leiria’ afirma que a doação do músico se revelou um motivo de esperança na humanidade. “Um gesto que nos marcou e que reafirma crença na bondade humana. Agradecemos imensamente o teu gesto L.V., a bateria está neste momento ao lado de todas as outras que já faziam parte da nossa escola. A música gera gentileza, e a gentileza gera gestos como este”, conclui a escola de Leiria.
Esta foi a primeira vez que a banda Rockin’1000 atuou em Portugal. Os seus músicos são oriundos de diversas partes do mundo e atuam em simultâneo. Em Leiria estiveram presentes 200 bateristas, 300 guitarristas, 200 baixistas, 50 teclistas e 250 cantores, que interpretaram 20 clássicos do rock internacional e português, durante cerca de duas horas. A assistir ao espetáculo estiveram cerca de 20 mil pessoas.