Com o tema “Os alicerces da vida cristã – O itinerário e os sacramentos”, vai realizar-se uma nova edição das Jornadas Nacionais de Catequistas no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, nos próximos dias 19 e 20 de outubro. A organizar a iniciativa está o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC). Ao longo de um fim de semana, este encontro deverá reunir na Cova da Iria catequistas e responsáveis pelo setor da catequese oriundos de diversos pontos de Portugal.
O encontro será uma ocasião para analisar o Itinerário para a Catequese, editado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2022. Os participantes são, aliás, convidados a levar consigo a publicação “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”.
Uma das conferências das jornadas será, precisamente, sobre “O novo itinerário da catequese e os sacramentos”. Segundo os serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (Educris), nesta sessão serão apresentados “os novos materiais catequéticos”. Este momento será dinamizado por três padres: José Henrique Pedrosa, da catequese de Leiria-Fátima, Tiago Neto, da catequese de Lisboa, e Rui Alberto, da Salesianos Editora.
A conferência de abertura das jornadas terá lugar às 10h30 do dia 19 de outubro, e vai estar a cargo de monsenhor Valentino Bulgarelli, diretor do Ufficio Catechistico Nazionale (UCN) italiano. A sua intervenção vai decorrer com tema “A Revelação e a transmissão da fé: os alicerces bíblicos do acreditar”. O programa do encontro chega ao fim às 12h30 do dia 20 na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, com uma eucaristia presidida por António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), que também falará aos participantes, por ocasião da abertura dos trabalhos.
No decorrer das Jornadas Nacionais de Catequistas será também possível escutar Mário Sousa, biblista e coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia, e Isabel Varanda, docente da Universidade Católica Portuguesa. Além das conferências, o encontro prevê momentos de oração e reflexão.