Os 1.291 alunos da Escola Primária Completa de Nawitipele, na província de Nampula, em Moçambique, começaram a receber na última semana, e pela primeira vez, lanche escolar, no âmbito de um esforço levado a cabo pela Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa.
O organismo português explica como foi importante o envolvimento da comunidade educativa para tornar o lanche escolar numa realidade. “Com a entrada de um novo diretor nesta escola, conseguiu-se criar as condições necessárias para o início da confeção e distribuição do lanche escolar. Desde a construção do forno comunitário à confeção do pão, foi notório o envolvimento do Conselho de Escola, assim como do diretor da escola, para que estes alunos tivessem ainda este ano letivo, o lanche escolar”, explica a Helpo, através da sua página na rede social Facebook.
A ONGD portuguesa destaca que esta iniciativa, além de nutrir, tem também como propósito incentivar a ida às aulas. “Este apoio, que para a grande maioria das crianças é a primeira refeição do dia, tem ainda como objetivo aumentar a motivação dos alunos para irem à escola”, sublinha a organização.
O lanche escolar pode consistir em algo como um pão, acompanhado por um chá. Segundo a Helpo, enquanto degustava o seu lanche, uma das crianças que beneficia desta iniciativa disse – “Assim eu já consigo pensar melhor”. A organização portuguesa refere que esta iniciativa é possível “graças” ao seu programa de apadrinhamento de crianças à distância. A Escola Primária Completa de Nawitipele torna-se, assim, em mais um espaço escolar apoiado pela Helpo.