A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) inaugurou um novo espaço, que tem como nome ‘Residência Raquel Ribeiro’, e que fica localizado na antiga fábrica da Nestlé, em Monsanto. “Esta nova unidade da Santa Casa irá providenciar uma resposta inovadora e transversal nas áreas da ação social e saúde, destinada ao acolhimento temporário de pessoas com mobilidade condicionada, que necessitem de cuidados de reabilitação e estabilização do estado geral de saúde”, explicam os serviços de comunicação da SCML.
Segundo a Misericórdia de Lisboa, a ‘Residência Raquel Ribeiro’ é um “projeto inovador”, que conta como os “recursos provenientes da Escola de Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), e de outros equipamentos dotados de profissionais e técnicos com capacidade de intervenção nas atividades terapêuticas que se vão prestar”.
O novo espaço dispõe de “quartos individuais, duplos e triplos, num total de 66 camas”, e detém “vários espaços de convívio e lazer, nomeadamente multimédia e leitura”. A residência conta também com um “terraço panorâmico”, com vista para o Parque Florestal de Monsanto. Há ainda um centro de bem-estar e um tanque terapêutico.
A SCML destaca que o espaço foi já reconhecido “com o Prémio Nacional da Reabilitação Urbana para a melhor intervenção de sustentabilidade em 2023, com destaque pela originalidade e pelo desafio global de se converter uma antiga fábrica de chocolates, que se encontrava em estado avançado de degradação e abandono, numa nova estrutura de apoio social”.
A cerimónia de inauguração do novo equipamento aconteceu no passado dia 25 de setembro, e contou com a presença de Maria do Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Paulo Sousa, provedor da SCML, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Gonçalo Granado, diretor de comunicação da Nestlé Portugal.
Na sua intervenção, o provedor da SCML destacou que este novo equipamento vai complementar a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e louvou a doação que a Nestlé fez à Misericórdia de Lisboa, frisando que “a Santa Casa tem uma longa de história de benemerências e que estas doações tem sido fundamentais para a continuação das atividades de apoio à comunidade”. Por sua vez, Maria do Rosário Palma Ramalho destacou o facto de o novo espaço responder a “vários desafios diferentes, como o aspeto da reabilitação pós-cirúrgica ou de convalescença, sem esquecer o desafio do apoio domiciliário e cuidadores”.