A peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima inicia este sábado, dia 12, e estende-se até domingo, 13. A presidir às celebrações da sexta e última peregrinação internacional aniversária de 2024, vai estar o cardeal brasileiro Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, no Brasil, que os peregrinos vão poder escutar na celebração da palavra na noite deste sábado, e na missa internacional deste domingo.
Os serviços de comunicação do Santuário de Fátima indicam que são esperados para a “última grande peregrinação a Fátima” de 2024 “milhares de peregrinos”. Ao início da tarde de quinta-feira, 10, estavam inscritos nos serviços do Santuário de Fátima 173 grupos de peregrinos para participar nas celebrações deste fim de semana, oriundos de países como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Itália, Áustria, Croácia, Polónia, Eslováquia, Irlanda, Costa do Marfim, Senegal, El Salvador, Haiti, Estados Unidos da América, Canadá, México, Colômbia, Brasil, Ilhas Maurícias, Congo, Costa Rica, Indonésia, Filipinas, Vietname, Malásia, Singapura, Coreia do Sul e China.
Nos últimos dias, têm sido vários os peregrinos a pé a caminho de Fátima, provenientes de várias regiões do país. Entre o programa da peregrinação para este sábado, destaque para a procissão eucarística, às 17h30, a recitação do terço, às 21h30, a procissão das velas e celebração da Palavra, às 22h30, e a procissão do silêncio, às 23h00. Para amanhã, 13, está prevista a recitação do terço, às 09h30, e a partir das 10h00, a procissão para o altar, missa, bênção dos doentes e procissão do adeus. Esta peregrinação de outubro recorda a sexta vez que os pastorinhos viram Nossa Senhora, um momento ao qual estima “que tenham assistido entre 50 mil a 70 mil pessoas”.