Com o objetivo de apoiar centenas de milhões de migrantes na Índia, os bispos daquele país decidiram lançar uma ferramenta digital, vinculada à plataforma CatholicConnectIn, da Igreja Indiana. O novo portal deverá contribuir “para auxiliar migrantes que se mudam para trabalhar, estudar ou por outros motivos”, indica a Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CCBI), num comunicado enviado à imprensa.
De acordo com os bispos indianos, “dioceses e paróquias por toda a Índia apoiarão a iniciativa ajudando os migrantes a registarem-se [na plataforma], enquanto voluntários treinados de comunidades migrantes prestarão ajuda àqueles que estiverem em perigo”.
Jaison Vadassery, sacerdote e secretário da Comissão dos Bispos para os Migrantes, disse à Catholic News Agency (CNA) que o serviço é aberto a todas as pessoas. “O portal permitirá que a Igreja acompanhe os migrantes de uma forma mais significativa. A plataforma ajudará os migrantes a inscreverem-se em programas governamentais e fornecerão assistência durante emergências, como garantir assistência médica ou educação para os seus filhos”, referiu o responsável.
No momento de anúncio deste novo portal, a CCB lembrou que a Índia é o “lar de uma das maiores diásporas do mundo”, onde existem “mais de 450 milhões de migrantes internos”, que “frequentemente enfrentam desafios relacionados com o deslocamento, exploração e acesso a serviços básicos”. Numa tentativa de apoiar estas pessoas a Igreja Católica está a “intensificar os esforços para ajudar migrantes, refugiados, pessoas deslocadas internamente, menores desacompanhados e vítimas de tráfico de pessoas”. A nova plataforma foi lançada no passado dia 27 de setembro, em Bangalore, pela CCBI.