Ao longo dos últimos dias têm sido muitos os que têm peregrinado a pé até à Cova da Iria, para participar na peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima, que inicia este sábado, dia 12, e que se estende até domingo, 13. A FÁTIMA MISSIONÁRIA encontrou-se com um grupo de 11 peregrinos, que fez um relato das suas vivências ao longo dos últimos dias.

Habituados a peregrinar em grupo desde 2017, estes peregrinos partiram da Sé de Aveiro às 07h00 da última terça-feira, dia 8, e chegaram à Cova da Iria às 12h00 de sexta-feira, 11, debaixo da chuva que então se fazia sentir. Com idades compreendidas entre os 20 e os 75 anos, e com diversos laços familiares entre eles, este grupo iniciava os seus dias de peregrinação pelas 06h00, e percorria entre 35 e 40 quilómetros a cada dia. Dormiam e alimentavam-se em locais económicos que iam encontrando durante o itinerário.

Ao longo dos últimos dias, passaram a pé por diversos pontos de Portugal como Cantanhede, Soure e Alfarelos, onde puderam apreciar os extensos e amplos campos de arroz existentes na região, e que ainda recordam depois da chegada a Fátima. Evitar as estradas principais foi uma preocupação destes peregrinos, conforme explica Dulce Baptista, de 52 anos.

“Caminhar longe dos carros e camiões permite conversas e risos. Assim, é possível peregrinar sem estar preocupada com o trânsito. Peregrinar faz parte da minha vida. Já o fiz muitas vezes até Fátima, e também até Santiago de Compostela. Sou peregrina desde 2006. Caminhar junto dos carros não dá qualquer paz. Afastada dos carros, há paz e há segurança. Em Fátima recarrego as minhas energias e encontro-me com a paz e a liberdade. Por mim, seria peregrina a vida toda”, contou Dulce.

Deste grupo de peregrinos, faz também parte Helena Serrado, de 57 anos. Para esta peregrina, as celebrações de Fátima são uma ocasião de grande emoção. “É arrepiante assistir às cerimónias. Fico arrepiada na procissão das velas, sobretudo quando vejo as velas a serem erguidas. É uma grande emoção para mim. Sinto muita fé, sinto Maria presente”, afirma a peregrina. As celebrações de Fátima podem ser acompanhadas em direto, através do canal do Santuário de Fátima no youtube.