Conferência de imprensa da peregrinação de outubro juntou em Fátima José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, o cardeal brasileiro Leonardo Ulrich Steiner, presidente das celebrações, e Carlos Cabecinhas, reitor no Santuário de Fátima

A conferência de imprensa de apresentação da peregrinação internacional aniversária de outubro ao Santuário de Fátima, juntou na tarde deste sábado, dia 12, na Cova da Iria, José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o cardeal brasileiro Leonardo Ulrich Steiner, que vai presidir às celebrações, e Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima.

Para o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, no Brasil, estar agora na Cova da Iria tem um significado especial, uma vez que esta será a primeira vez que irá presidir à peregrinação internacional de outubro. O arcebispo de Manaus considera que é preciso promover uma “igreja mais ativa”, onde todos consigam ser “atuantes”, e destacou que o papel da mulher “é fundamental” na Igreja da Amazónia.

Na sua comunicação aos jornalistas, José Ornelas disse que a paz é “um dos temas fundamentais” na peregrinação de outubro, e lamentou a “intensidade e a dramaticidade” com que decorrem os conflitos. O bispo de Leiria-Fátima lamentou ainda a “falta de humanização” e de capacidade para “encontrar soluções pacíficas” para os conflitos e para acolher os que “mais sofrem”, de que são exemplo os tantos imigrantes que procuram na Europa um espaço seguro para reconstruir as suas vidas.

Questionado pelos jornalistas sobre o Orçamento do Estado, o presidente da CEP disse que seria “bom” que houvesse um orçamento. “É bom que numa família a gente saiba como é que gasta o dinheiro, de onde é que ele vem, para onde é que vai, e como é que fazemos as contas para o amanhã”, exemplificou o prelado, que disse acreditar que em Portugal “há lugar para ideias diferentes”. “O que tenho dificuldade de aceitar é quando se manipulam as coisas, quando se dão notícias falsas. Em política não pode valer tudo”, apontou.

Leonardo Steiner e José Ornelas têm estado a participar na segunda sessão da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que está a decorrer, em Roma, Itália. Segundo os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, estão inscritos para a peregrinação internacional aniversária de outubro 181 grupos de peregrinos, oriundos de 31 países.