Até ao próximo domingo, dia 24 de novembro, é possível conhecer no Consolata Museu, em Fátima, a exposição “Por mares dantes navegados”. A mostra reúne 60 fotografias captadas pelos membros da União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP), no âmbito de um projeto com o mesmo nome desta exposição, e que iniciou por ocasião da celebração do Ano da Fé, promovido pelo Papa Bento XVI entre 2012 e 2013.
A presidir à direção da UASP está Armindo Janeiro, vigário-geral da diocese de Leiria-Fátima, que destacou, em declarações à FÁTIMA MISSIONÁRIA, que o projeto contou com o envolvimento de antigos seminaristas, mas também dos seus “familiares e amigos”, tendo passado por cinco países africanos de língua oficial portuguesa – Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. A iniciativa tem associada uma componente solidária. “Levamos sempre alguma coisa para partilhar. Fazemos em Portugal bastantes eventos, e levamos sempre apoio financeiro”, apontou.
Armindo Janeiro realça que através das fotografias em exposição é possível “descobrir a riqueza espiritual das igrejas” em África. “Faz-nos bem ver como os outros vivem a sua fé porque relativiza as nossas dificuldades, e abre possibilidades para a gente experimentar coisas novas na nossa fé. Lá vêem-se coisas bonitas. Vê-se a Igreja nas mãos dos leigos. Aqui no ocidente, vê-se mais a Igreja nas mãos dos padres, no sentido em que eles protagonizam muito da vida comunitária, e lá não. Lá há muito mais riqueza de ministérios, de diversidade de pessoas a colaborar”.
A exposição é organizada pela UASP, pelo Consolata Museu e pela liga de amigos deste espaço museológico que é propriedade dos Missionários da Consolata. O Consolata Museu pode ser visitado de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00, e das 14h00 às 17h00, e aos domingos das 15h00 às 17h00. Para agendar visitas guiadas para grupos superiores a dez pessoas pode ser usado o número 249 539 470, ou o email museuartesacra@consolata.pt.