Harpista Ana Aroso e soprano Marina Pacheco atuam em Fátima | Foto: DR

A última sessão deste ano pastoral da iniciativa “Encontros na Basílica” realiza-se este domingo, dia 3 de novembro, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A primeira parte do encontro prevê a intervenção de Paulo Terroso, sacerdote na arquidiocese de Braga, e membro da Comunicação do Sínodo dos Bispos. A comunicação do religioso vai debruçar-se sobre o tema “O Espírito Santo e nós’ (At 15,28): imperativos de uma vivência eclesial sinodal”.

“Como mote para falar de sinodalidade, da centralidade da decisão comunitária e a recusa de uma liderança autoritária, o orador partirá de uma frase do filme ‘Dos Deuses e dos homens’, dita por um monge, durante o processo de discernimento comunitário sobre se devem permanecer ou deixar o mosteiro devido às ameaças de extremistas”, explicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Depois da palestra terá lugar um recital de música sacra, interpretado pela soprano Marina Pacheco, e pela harpista Ana Aroso. O Santuário de Fátima destaca que Marina tem sido “elogiada na imprensa internacional pelo ‘virtuosismo perfeito’ e pelo ‘talento como atriz’”, tendo “três discos publicados”, e realça que Ana “colabora regularmente com diversas orquestras e maestros nacionais e internacionais, incluindo a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Gulbenkian, e apresenta-se com diversos agrupamentos em Portugal e no estrangeiro”.