Neste mês de novembro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) dinamizada duas ‘Jornadas contra a violência’. Estes momentos formativos vão realizar-se na Escola Superior de Saúde de Santarém, nesta sexta-feira, 8 de novembro, e no Laboratório Regional de Engenharia Civil, nos Açores, no próximo dia 14.
As ações de formação vão abordar temas como a comunicação não violenta, racismo, discriminação, proteção de adultos vulneráveis, segurança online, violência em diferentes contextos, direitos das vítimas, inteligência artificial, e boas práticas no acompanhamento de vítimas e testemunhas no sistema de justiça.
Entre os oradores estão Daniel Cotrim, psicólogo e assessor técnico da direção da APAV, Raquel Rolo, juíza de direito no Tribunal Judicial de Santarém, Francisco Siqueira, juiz de instrução criminal do Tribunal de Ponta Delgada, e Raquel Vaz de Medeiros, psicóloga escolar. Através desta iniciativa, a APAV explica que pretende “informar e sensibilizar dirigentes, técnicos/as e público em geral sobre os diversos problemas relacionados com a violência”.
Fundada em 1990, a APAV é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem como missão “promover a proteção e o apoio a vítimas de infrações penais”, fomentar a “realização de investigação e estudos sobre os problemas da vítima”, e contribuir para a “adoção de medidas legislativas, regulamentares e administrativas, facilitadoras da defesa, proteção e apoio à vítima de infrações penais”.