A obra “No shoes for mermaids”, da artista Susana Bravo, é uma das peças em exposição

Até ao próximo dia 6 de dezembro, é possível conhecer na Casa do Corim, em Águas Santas, a exposição “Complexo Uste”, promovida pela LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto. A mostra apresenta o cruzamento “entre arte e sustentabilidade através da reutilização de materiais”, explica a associação promotora, em comunicado.

Os visitantes podem conhecer obras de Abílio-José Santos, Susana Bravo, José Emídio, Rafael Alves e Rosinda Casais. Todos eles são “artistas cuja prática reflete a integração de materiais reutilizados nas suas criações”, reforça a Lipor. Entre as peças expostas, destaque para a série “Lixarte” e para obra “No shoes for mermaids”, uma vez que ambas desafiam as “formas tradicionais de expressão artística ao incorporar resíduos e materiais alternativos”.

Através desta exposição pretende-se “promover uma reflexão sobre o uso consciente dos recursos e a capacidade de transformar resíduos em arte, estimulando novas perspetivas sobre o quotidiano” e sobre a relação entre as pessoas com o meio ambiente.

A exposição conta com a parceria da Cooperativa Árvore, e pode ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30. Neste sábado, 9 de novembro, os artistas dinamizam uma visita guiada entre as 16h00 e as 17h00, para que o público possa “conhecer de perto as inspirações e processos criativos por detrás das obras”. A exposição “Complexo Uste” foi inaugurada no passado dia 8 de outubro.