Entre novembro de 2024 e junho de 2025, os Missionários da Consolata vão dinamizar nas suas instalações em Fátima três retiros missionários. A congregação explica que os encontros serão uma ocasião para celebrar o Jubileu de 2025, cujo lema é o mesmo destes retiros missionários – “Peregrinos de esperança”.
Os Missionários da Consolata destacam que os cristãos estão perante “um ano excecional”, uma vez que “2025 será o ano santo jubilar”. Neste contexto, a congregação recorda as palavras do Papa Francisco – “Devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente. O Jubileu poderá favorecer imenso a recomposição dum clima de esperança e confiança, como sinal dum renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência. Por isso escolhi o lema Peregrinos de esperança”.
O primeiro dos três encontros agendados é o retiro de advento, que irá decorrer com o tema “Na esperança do Salvador”. Este encontro será orientado por José Matias, sacerdote missionário da Consolata, e terá lugar entre os próximos dias 29 de novembro e 1 de dezembro. O segundo encontro será o retiro da quaresma, que tem como tema “Na esperança da conversão”, e será conduzido por Álvaro Pacheco, sacerdote missionário da Consolata, entre os dias 14 e 16 de março. O terceiro e último encontro é intitulado “Férias com Deus”, e será dinamizado por Graça Lameiro, irmã missionária da Consolata, de 27 a 29 de junho.
Todos os encontros iniciam às 18h00 de uma sexta-feira, e terminam no domingo, ao almoço. As pessoas interessadas em participar devem inscrever-se até uma semana antes da data de início de casa retiro, através dos números 249 539 460 ou 913 822 301. As inscrições podem ainda ser feitas através do email assinaturas@fatimamissionaria.pt. Os participantes são convidados a levar a sua Bíblia para o encontro.