Cidade do Porto vai acolher o II Congresso de Jovens Embaixadores e Líderes da Paz | Foto: DR

Serão três dias de formação para jovens de todo o mundo que queiram pensar e construir a paz nos seus países e a nível global: de 25 a 27 de abril do próximo ano, a cidade do Porto vai acolher o II Congresso de Jovens Embaixadores e Líderes da Paz, que incluirá workshops, momentos para troca de experiências já implementadas e trabalhos de grupo para criar projetos novos. O objetivo é que esta cultura de paz “parta dos mais jovens e se propague e reforce” cada vez mais.

O congresso, cuja primeira edição decorreu em Madrid (Espanha) em 2019, pretende proporcionar a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos “uma forma de entrar em contacto com culturas diferentes e de trabalhar em conjunto, a nível transnacional, no reforço das competências de cada um em prol da paz”, adianta a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.

Promovido pela ONG italiana Azione per um Mondo Unito (AMT), no âmbito do projeto Living Peace International (que conta já com cerca de 800 jovens embaixadores da paz em todo o mundo), o congresso é fruto de uma parceria com a ONG New Humanity e com o Movimento dos Focolares.

“Será uma oportunidade preciosa para envolver ativamente jovens embaixadores e líderes da Europa, da bacia mediterrânica e dos continentes”, assegura a organização do congresso, que terá como mote “Solidarity in Action, Builders of Peace” (em português, “Solidariedade em Ação, Construtores da Paz”).

Os interessados em participar deverão preencher o formulário de pré-inscrição já disponível online. Mais informações poderão ser solicitadas através do e-mail porto2025@livingpeaceinternational.org.

Para o futuro, estão já previstas outras atividades no âmbito do mesmo projeto, como a criação da Escola de Embaixadores da Paz (com formações online para aqueles que desejem tornar-se embaixadores da paz) ou o concurso Peace Got Talent (festival de talentos, onde os protagonistas são jovens artistas de todo o mundo, de diferentes culturas e religiões, que difundem os valores da paz através da música e da dança).

Texto redigido por 7Margens, ao abrigo de uma parceria com a Fátima Missionária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *