Foto: DR

Os clientes de duas mil superfícies comerciais de 21 regiões de Portugal ofereceram “2.213 toneladas de géneros alimentares” para os Bancos Alimentares Contra a Fome, ao longo do último fim de semana, dias 30 de novembro e 1 de dezembro. Os bens foram entregues a “mais de 40 mil voluntários”, indica uma nota do Banco Alimentar, acrescentando que os alimentos “serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2.400 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 380 mil pessoas com dificuldades económicas comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas”.

Os 21 Bancos Alimentares “distribuem, ao longo de todo o ano, alimentos através de Instituições de Solidariedade Social por si selecionadas e acompanhadas em permanência por voluntários”. Existem “2.400 instituições parceiras” que “asseguram no terreno um acompanhamento muito próximo e individualizado de cada pessoa ou família necessitada, de forma a ser possível efetuar, em simultâneo, um real trabalho de inclusão social, procurando a autonomização”, explica a organização.

Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, agradece a todos os que deram o seu contributo para a campanha. “É impressionante ver a onda de solidariedade gerada pelas Campanhas do Banco Alimentar que impactam tantas pessoas, empresas, entidades públicas e privadas, numa causa comum. Temos de realçar os voluntários, de todas as idades, com motivações diversas, que transmitem uma mensagem de solidariedade e de cidadania ativa, dão o seu tempo e interpelam quem vai às compras com um convite à partilha de alimentos com famílias necessitadas da sua região, construindo uma sociedade mais justa e coesa. Expressamos um agradecimento público aos milhares de doadores, aos voluntários, às empresas e entidades que apoiaram esta campanha, dando assim o seu grande contributo para que os Bancos Alimentares possam continuar a acudir a muitas pessoas com carências comprovadas em parceria com instituições sociais.”

Até ao próximo domingo, 8 de dezembro, é ainda possível contribuir para os Bancos Alimentares através da “Ajuda Vale”, que coloca nas caixas dos supermercados diversos vales com um código de barras para bens pré-selecionados, como leite, azeite, arroz, atum, salsichas, óleo ou feijão. O Banco Alimentar disponibiliza também um canal de doação online, com o lema “Alimente esta ideia”.

No contexto desta campanha, os Bancos Alimentares recordam que dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que “mais de dois milhões de pessoas estão em risco de pobreza em Portugal ou exclusão social (18 por cento da população)”. A nível europeu, existem 352 Bancos Alimentares, presentes em 30 países, que, no último ano, “distribuíram mais de 839.942 toneladas de alimentos, em parceria com mais de 44.000 organizações sociais, beneficiando mais de 12,8 milhões de pessoas”.