Recolha da chama na Gruta da Natividade, em Belém, em 2019 | Foto: ORF Austria

A cerimónia nacional da partilha da “Luz da Paz de Belém” realiza-se no próximo domingo, 15 de dezembro, a partir das 16h30, no espaço Portimão Arena, no Algarve. A presidir à celebração eucarística vai estar Manuel Quintas, bispo na diocese do Algarve.

Após a cerimónia, a “Luz da Paz de Belém”, recolhida na Gruta da Natividade, local onde os cristãos acreditam que Jesus terá nascido, será distribuída entre todos os interessados, que deverão levar para a cerimónia um suporte adequado para o transporte da chama.

Este ano, a iniciativa decorre com o lema “Navegamos por rotas de alegria e paz”. Em comunicado, Inês Graça, secretária nacional para os projetos do Corpo Nacional de Escutas, destaca que “esta chama, acesa na gruta de Belém, já faz parte da tradição de Natal de muitos portugueses”. “A Luz da Paz de Belém não é apenas um símbolo, mas uma chamada à ação para todos. Cada um de nós pode ser uma luz na vida do outro, promovendo a paz e a esperança nas suas comunidades”, afirma a responsável.

A iniciativa da “Luz da Paz de Belém” teve início em 1986, através da televisão pública austríaca, a ORF, como parte de uma ação de caridade em prol de crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos. Desde 1989, esta iniciativa tem decorrido em cooperação entre escuteiros e guias de diversos países. Todos os anos, uma criança austríaca recolhe a chama na Gruta da Basílica da Natividade, e após uma celebração ecuménica na Áustria, a luz é distribuída pelo mundo, acompanhada de uma mensagem de paz.