Até à próxima sexta-feira, 20 de dezembro, está em curso a 12ª edição da campanha “Dê troco a quem mais precisa”, que tem como propósito reunir fundos para levar medicamentos a pessoas desfavorecidas. Esta iniciativa é dinamizada no âmbito do Programa abem: Rede solidária do medicamento, promovido pela Associação Dignitude, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que nasce da parceria entre o setor social e o setor da saúde.
Maria João Toscano, diretora executiva da Associação Dignitude, destaca a importância da campanha. “Ter de escolher entre tomar os seus medicamentos e comer é, ainda, uma realidade para muitas pessoas que precisam do nosso apoio. Por isso, contamos com todos para continuarmos a proporcionar saúde e qualidade de vida às famílias mais vulneráveis. Qualquer valor ajudará o ‘Programa abem:’ a chegar a mais pessoas e a cumprir o seu desígnio”, refere a responsável.
Segundo os promotores da iniciativa, a campanha está a decorrer em “mais de 500 farmácias aderentes em todo o país”. Para contribuir para esta ação, basta “doar o troco” das compras numa farmácia aderente da campanha, sendo que “100 por cento dos donativos angariados irão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam”.
A propósito desta campanha, os seus dinamizadores recordam que, segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, “um em cada dez portugueses não comprou os medicamentos prescritos porque não tem dinheiro para os pagar”. O ‘Programa abem:’ assume uma dimensão relevante, uma vez que já permitiu apoiar “mais de 39 000 beneficiários e já dispensou cerca de três milhões de embalagens de medicamentos”.
A iniciativa apoia “cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias”. Os beneficiários contam com um ‘Cartão abem:’, que podem apresentar numa farmácia para “adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos”. A campanha teve início na passada segunda-feira, 9 de dezembro, e as pessoas que o desejarem podem também contribuir através do Mb Way ou transferência bancária.