Irmã Simona Brambilla, Missionária da Consolata | Foto: DR

O Papa Francisco nomeou Simona Brambilla, antiga superiora geral das Missionárias da Consolata (entre 2011 e 2023), como prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A sua nomeação aconteceu esta segunda-feira, 6 de janeiro. Simona Brambilla era secretária deste dicastério desde outubro de 2023, tendo sido a segunda mulher a ocupar esse cargo na Cúria Romana.

O Santo Padre escolheu esta religiosa das Missionárias da Consolata para dirigir o dicastério, juntamente com o cardeal Ángel Fernández Artime, de 65 anos, que foi nomeado pró-prefeito do dicastério, segundo o portal Vatican News. Com 59 anos de idade, Simona Brambilla nasceu em Itália, detém formação em enfermagem, é doutorada em Psicologia, foi professora universitária na sua área de formação, e esteve em missão em Moçambique.

Através desta nomeação, aumenta assim o número de mulheres em posições de destaque no Vaticano. Desde o início do magistério do Papa Francisco, que a presença de mulheres tem aumentado de forma significativa. Dados referentes à Santa Sé e ao Estado da Cidade do Vaticano entre 2013 e 2023, mostram que a percentagem de mulheres passou de quase 19,2 por cento para 23,4 por cento. Através da ‘Constituição apostólica Praedicate Evangelium’ de 2022, o Papa Francisco tornou possível que leigos e mulheres possam dirigir um dicastério e tornarem-se prefeitos, uma posição que anteriormente estava apenas reservada a cardeais e arcebispos.

A Santa Sé explica que o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica “procura que os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica progridam no seguimento de Cristo como é proposto pelo Evangelho, segundo o carisma próprio nascido do espírito do fundador e as sãs tradições, persigam fielmente as finalidades que lhes são próprias e contribuam de maneira eficaz para a edificação da Igreja e a sua missão no mundo.” Este dicastério do Vaticano tem assim a missão de gerir todas as congregações religiosas do mundo, cujos membros são mais de um milhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *