O Dia Mundial do Doente é celebrado a 11 de fevereiro | Foto: Santuário de Fátima

O Dia Mundial do Doente é assinalado esta terça-feira, 11 de fevereiro, data em que o Santuário de Fátima promove o Jubileu dos Doentes e Profissionais de Saúde, no âmbito do Ano Santo que a Igreja está a celebrar. O encontro é especialmente dirigido a profissionais de saúde, doentes e cuidadores.

“O convite à participação neste Jubileu é dirigido particularmente a instituições que se dedicam especificamente ao cuidado de pessoas com doença ou em condição de fragilidade – unidades de saúde e lares – que desejem proporcionar aos seus utentes uma oportunidade de ‘celebrar jubilarmente o encontro com Deus, consigo mesmos e com os outros, nesse horizonte de esperança que dá tom à vivência do Jubileu de 2025’”, referem os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

O programa inclui uma Eucaristia, uma catequese, e a recitação do terço. “A participação na Missa prevê um espaço reservado aos doentes, para que, em momento próprio, possam receber a Unção dos Doentes. Este espaço será ocupado pelas instituições que se inscreverem no Jubileu e pelos peregrinos individuais que se encontrem a viver condição de doença”, esclarece o templo mariano da Cova da Iria.

O Jubileu dos Doentes e Profissionais de Saúde é organizado pelo Santuário de Fátima, pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde da Conferência Episcopal Portuguesa, pelo Serviço de Pastoral da Saúde da Diocese de Leiria-Fátima e pelo Movimento da Mensagem de Fátima. A propósito desta ocasião, o Santuário de Fátima explica que o Dia Mundial do Doente foi instituído pelo Papa João Paulo II em 1992, com o objetivo de promover “a solidariedade e o cuidado pelos doentes”. Em Fátima, o Jubileu dos Doentes e dos Profissionais de Saúde, pretende revelar-se “um momento de celebração, oração e reflexão para doentes e cuidadores”, indica o santuário mariano.