Para uma educação integral e renovada
Para uma educação integral e renovadaJoão Baptista de La Salle (1651-1719), primogénito de doze irmãos, nasceu em Reims (França) no seio de uma família nobre. Os seus pais morreram precisamente quando estudava teologia para se tornar sacerdote. É então que deixa o seminário para se dedicar à administração do grande património da sua brasonada família e à educação humana e cristã dos seus irmãos. abre-se progressivamente à formação da juventude pobre da sua cidade contribuindo com os seus rendimentos para o apoio aos professores de escolas pobres. a sua opção não foi aceite pelo ambiente e por isso renuncia aos benefícios da sua família, arrenda uma casa pobre e para aí se desloca com os seus professores. Foi o início da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs.
Na fé mais completa e no abandono total à Divina Providência, dedica-se à fundação de escolas populares e à formação da nova comunidade religiosa. as desilusões que encontrou no seu caminho ficaram expressas numa sua declaração: Se tivesse previsto tudo aquilo que teria de sofrer para fundar as escolas cristãs, não teria tido a coragem de comprometer-me nessa tarefa. Na verdade a sua vida está repleta de incompreensões e perseguições. Suportou as humilhações dos familiares que o censuravam pelos seus compromissos com o povo simples, e as dos burgueses e aristocratas da época que o acusavam de desonrar o seu estado de cónego. Sofreu também hostilidades internas ao ponto de ser condenado duas vezes pela corporação de professores. Tolerou as incompreensões de alguns dos seus confrades que o abandonaram. Todas estas provações foram o selo da cruz que aceitou carregar sobre os seus ombros até ao fim. acabou por morrer na sexta-feira santa, dia 7 de abril, dizendo: adoro em todas as coisas a conduta de Deus a meu respeito.
aLGUMaS INTUIÇÕES PEDaGÓGICaS
Foi extraordinário o seu contributo para a melhoria do ensino popular do seu tempo. Na sua obra orientou-se por algumas intuições pedagógicas, dignas de relevo:
•Educação obrigatória: João Batista de La Salle considerava a educação como uma necessidade para a promoção humana e cristã dos filhos dos artesãos e pobres. advogava medidas concretas para que os pais menos esclarecidos não privassem os seus filhos dos benefícios da instrução e da educação.
•Preferência pelos pobres: a escola de La Salle estava aberta às famílias que a ela recorressem. Mas ele tinha uma preferência clara e específica pelas famílias mais pobres.
•Gratuidade: Para que os benefícios da instrução e da educação fossem realmente acessíveis a todos, sem discriminação, La Salle considerou como essencial a gratuidade para os alunos, e procurou garanti-la a todos, procurando para isso os meios necessários.
FORMaÇâO INTEGRaL
a escola não devia só ensinar a ler ou a escrever, mas tinha que ser o instrumento para a formação integral da juventude. a escola que ele criou devia ser: cristã, renovada, adaptada, formadora e fraterna.
Cristã: Para ele, a escola devia ser um instrumento de evangelização, um meio para que o plano salvífico de Deus se cumprisse nos pobres: Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade . O objectivo fundamental da Escola era que o aluno desenvolvesse a fé como visão de mundo e se comprometesse com uma vida pautada pelo Evangelho. Os meios que utilizou para isso foram: a oração, a prática da lembrança frequente da presença de Deus, a reflexão no início das aulas, a catequese, a participação na celebração da eucaristia e a recepção dos sacramentos, a exercitação nas virtudes cristãs, a presença educativa e o exemplo pessoal dos professores.
Renovada: através de uma organização em grupos ou classes, criação de ambiente propício, valorização do silêncio, equilíbrio entre o emprego do método simultâneo e o atendimento individual, promoção conforme o ritmo pessoal, participação activa do aluno, particularmente pelo exercício de variadas funções e atribuições, iniciação à leitura pelo vernáculo, e avaliação sistemática.
adaptada: com a criação de escolas conforme as necessidades dos alunos: Escola cristã e gratuita para as crianças pobres; Noviciado para os Irmãos e Seminários (Escola Normal) para os mestres rurais; Escola Dominical para jovens obrigados a trabalhar durante a semana; Pensionato para jovens de famílias de posse; Escolas específicas para exilados, para filhos de portuários e para delinquentes; Conhecimento do aluno (fichas individuais, presença educativa… ) e atenção às características individuais; currículo em vista das condições concretas da vida do aluno: catequese, leitura, escrita, cálculo…
Formadora: com a oferta de uma educação integral: desde o domínio de instrumentos culturais básicos até aos elementos de preparação para a vida real (ler, escrever, calcular, desenhar… ).
Integradora: uma educação que prepara não só para o domínio das diversas habilidades para a vida, mas que dá uma unidade, uma orientação e um sentido a essa vida com as suas variadas dimensões através da comunicação de um modo evangélico de sentir, pensar e agir.
Fraterna: baseada num clima de respeito pelas pessoas (mitigação do castigo físico, atenção ao ritmo pessoal… ) com o recurso a educadores que se sintam irmãos maiores dos educandos, sejam como que os seus anjos da guarda ou os seus bons pastores , e saibam aliar firmeza de pai com a ternura de mãe.
UM NOVO TIPO DE EDUCaDOR
a escola concebida por João Baptista de la Salle só seria possível com um novo tipo de educador. Formá-lo foi uma das tarefas mais importantes da sua vida. Formou dois tipos de educadores: Os religiosos (Irmãos) e os Leigos, preparados em Seminários para mestres rurais. La Salle queria que os seus mestres fossem profissionais competentes e dedicados inteiramente ao magistério; vivessem com espírito comunitário e fossem humana e cristãmente exemplares.
Para apoio desta formação escreveu, com a colaboração dos seus discípulos mais experientes, um manual pedagógico: Guia das Escolas .
Procurou infundir nos seus mestres a alma de apóstolo e desenvolveu neles uma espiritualidade de educadores, caracterizada pelo espírito de fé, tornando-os conscientes da sua participação na realização do plano salvífico de Deus, que enviou seu Filho Jesus Cristo, para que todos tenham vida, e a tenham em abundância . a tarefa de educador é para ele uma verdadeira vocação e missão de cooperador de Jesus Cristo.
a sua, foi certamente uma acção educadora avançada para o século XVIII. Mas tem ainda hoje elementos valiosos, porque está baseada em valores que são eternos.