a dimensão e a emergência humanitária da guerra no Congo encerram uma das maiores tragédias de África. Já conta entre três a cinco milhões de mortos
a dimensão e a emergência humanitária da guerra no Congo encerram uma das maiores tragédias de África. Já conta entre três a cinco milhões de mortos a paz, bem supremo dos povos, é particularmente urgente no continente africano castigado ainda por vários conflitos, afirmou o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Nikola Eterovic. O prelado referiu-se particularmente à guerra da República Democrática do Congo, que se impõe pela sua dimensão e pela emergência humanitária.
O bispo falava no início da 17a reunião do Conselho da secretaria-geral sobre a assembleia para a África. Durante a reunião foram feitos diversos acenos sobre a situação sócio-politica e eclesial de África. Emergiram elementos de esperança devidos particularmente ao dinamismo da Igreja, mas também aos desafios em vários campos da evangelização e da promoção humana, na educação e na saúde.
a segunda assembleia especial para África do Sínodo dos Bispos realiza-se de 4 a 25 de Outubro de 2009, sobre o tema: a Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz: Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo – Mt 5, 13. 14). Bento XVI entregará o Instrumentum laboris, o documento de preparação do sínodo, durante a sua visita apostólica aos Camarões, em Março 2009.